desenvolvimento

Complexo multiúso

Um projeto que vai auxiliar na revitalização da área central de Campinas dará à cidade um novo espaço de convivência e lazer onde hoje estão localizados o Hospital Irmãos Penteado e a Santa Casa de Misericórdia, no bairro Cambuí. O grupo de investidores responsável pelo projeto já assinou um contrato com a provedora dos hospitais, a Irmandade de Misericórdia de Campinas. Trata-se de um empreendimento complexo e ousado, que combina o restauro do patrimônio histórico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), propõe a construção de um novo hospital mais moderno — com capacidade de atendimento ampliada, em local a ser ainda definido —, além de lojas, restaurantes e cafés, e um empreendimento imobiliário residencial.

O projeto arquitetônico, desenvolvido pela empresa Aflalo/Gasperini Arquitetos, foi aprovado pelo Condepacc no final do ano passado. O cronograma apresentado pelos investidores trabalha com a possibilidade de concluir, em até cinco anos, as novas instalações hospitalares em uma nova estrutura, o restauro dos prédios históricos que abrigam atualmente o Hospital Irmãos Penteado e Santa Casa, e a construção de um boulevard, com bares e restaurantes cercados por praças e jardins.

Um dos sócios do Campinas 25, Christian Deutschmann, diz que está previsto investimento R$ 500 milhões no empreendimento, que será construído com capital privado. Ele ressalta a valorização do espaço, que poderá ser desfrutado pelo público, e a importância econômica do projeto para Campinas. “O local será um grande complexo multiúso, que proporcionará uma nova área de convívio para a comunidade campineira e de grande representatividade turística para a cidade e região. As diversas construções anexas, que hoje escondem os prédios históricos da Santa Casa, são irregulares perante a Lei de Tombamento e obstruem o patrimônio, de acordo com o Condepacc. Estas construções darão lugar a praças e jardins que adornarão os prédios restaurados e transformados em um boulevard com cafés, restaurantes, mercados e lojas. Este empreendimento de grande porte demonstra a força e o potencial econômico da cidade nos contextos estadual e nacional”, disse.

Outro benefício para Campinas será a geração de empregos, tanto na fase de construção (mais de mil empregos diretos e indiretos), como na fase posterior de funcionamento (mais de 1,5 mil empregos). O secretário de Cultura de Campinas e presidente do Condepacc, Ney Carrasco, teve acesso ao projeto durante o período que o conselho analisou as novas instalações em relação à preservação do patrimônio histórico e integração do moderno com o antigo, tendência arquitetônica presente em países europeus.

“O projeto atende a todas as solicitações e foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros. O grupo de investidores também acatou a sugestão dada por nós, que aconselhamos a criação de um Memorial destinado à história do Hospital Irmãos Penteado. O projeto arquitetônico é extremamente moderno e está dentro dos conceitos mais recentes de preservação de patrimônio. A ideia é que o contemporâneo e antigo conversem entre si, e o escritório de arquitetura contratado pelos investidores pensou nessa integração. A vista para os prédios históricos permitirá que o local seja admirado e visitado pelas pessoas que terão acesso a praças e aos serviços do prédio comercial, pois hoje há vários anexos que estão irregulares perante a Lei de Tombamento”, explica.

Ney Carrasco destaca que, além de o projeto oferecer um novo espaço para a população, a parceria da provedora Irmandade de Misericórdia com o grupo Campinas 25 significa a salvação da Santa Casa que, a exemplo das várias unidades de saúde que existem no Brasil, sofre com a escassez de recursos para se manter em funcionamento. A Santa Casa é proprietária do terreno e, com isso, terá acréscimo patrimonial e um incremento significativo na renda mensal. “O prédio atual já não suporta mais novos equipamentos hospitalares. Também é desejo da Santa Casa mudar para um edifício moderno. E o empreendimento vai permitir que ela tenha recursos para se manter ao longo do tempo.”

De acordo com Christian Deutschmann, as novas instalações propostas para o Hospital e Santa Casa serão maiores que o espaço utilizado atualmente no Cambuí. “Pelo fato de a Santa Casa estar rodeada de construções irregulares perante a Lei de Tombamento, que agridem o patrimônio histórico, uma das possibilidades será a saída da Irmandade de Misericórdia de Campinas para um outro local. Com um novo hospital moderno, sua estrutura de ponta e quantidade maior de leitos, serão criados mais empregos, o que faz também com que a cidade se torne referência na área de saúde em Campinas e região.” (Correio Popular)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.