Indústria de materiais de construção avança e projeta crescimento em 2025
Setor registra alta de 0,5% no faturamento em junho
Foto: Agência Brasil – O setor de materiais de construção apresentou um leve crescimento de 0,5% no faturamento em junho, na comparação com o mês anterior, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (21) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O resultado reforça uma tendência de recuperação gradual da indústria, após meses de oscilações causadas por fatores macroeconômicos.
Na comparação com junho de 2024, o avanço foi de 1,1%. A alta, embora tímida, é considerada positiva diante de um cenário de juros elevados e incertezas fiscais. A Abramat atribui esse desempenho, principalmente, à resiliência dos segmentos de materiais básicos, que têm puxado o ritmo da recuperação ao longo do primeiro semestre.
A projeção para 2025 também é otimista: a entidade estima um crescimento de 2,8% no faturamento do setor em relação ao ano anterior. O presidente da Abramat, Paulo Engler, destacou que a indústria continua comprometida em buscar um ambiente mais competitivo e sustentável, baseado na previsibilidade e no diálogo com o poder público e agentes do setor.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, o resultado reforça a importância da indústria de materiais como motor do desenvolvimento. “Mesmo em um ambiente de desafios econômicos, o setor demonstra capacidade de reação e protagonismo. Esse crescimento é sinal de confiança e resiliência da cadeia da construção civil”, avalia.