economia

Como a Selic impacta o mercado imobiliário?

Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75%

foto: divulgação / Banco Central – A Selic é a taxa básica de juros da economia, responsável por dar norte a todos as outras correções. Essa taxa serve, por exemplo, como base para os juros bancários, que estão presentes em empréstimos, aplicações financeiras e nos financiamentos.

A Selic é atualizada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), a cada 45 dias, em uma reunião que dura dois dias. Esse grupo é formado por executivos do Banco Central, que carregam a responsabilidade de decidir por elevar, reduzir ou manter a Selic nos padrões vigentes.

A Selic é o principal instrumento que o Banco Central tem para controlar a alta dos preços no mercado, cumprindo a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) todo ano. A sua alteração, portanto, depende da previsão inflacionária, e, quanto mais alta for a estimativa da inflação, mais provável será a elevação da taxa básica.

A Selic é o principal instrumento que o Banco Central tem para controlar a alta dos preços no mercado

Diante disso, alta da Selic pode parecer boa para os investimentos em renda fixa, uma vez que muitos são corrigidos pelo CDI, índice econômico que segue o desempenho da taxa básica de juros. Neste caso, quanto mais alta estiver a taxa, mais retorno terá a carteira de investimentos.

No entanto, isso também influencia os outros serviços financeiros prestados pelos bancos, como é o caso do financiamento imobiliário. Esse produto sofre acréscimo de juros enquanto o índice está em alta.

Desse modo, observar a taxa Selic antes de comprar ou financiar um imóvel é fundamental para a tomada de decisão.

“O Banco Central aumentou fortemente a Selic esse ano, para controlar o aumento de preços, que ocorreu em vários segmentos. E o resultado foi positivo, de acordo com os índices divulgados pelo IBGE e pela FGV, e já estamos observando deflação no mercado brasileiro,”, afirma Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.