economiamercado

Mercado eleva projeção da inflação para 2025 e 2026

Expectativas para o IPCA mantêm trajetória de alta, apesar de desaceleração em janeiro

Foto: Marcello Casal – Agência Brasil – O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (17) apontou nova alta na previsão de inflação oficial para este ano, passando de 5,58% para 5,6%. Esta é a 18ª elevação consecutiva do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a expectativa das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos do país.

Para 2026, a projeção também foi ajustada para cima, de 4,3% para 4,35%, com tendências semelhantes para 2027 e 2028, que agora estão em 4% e 3,8%, respectivamente. Estes números indicam uma preocupação crescente com a persistência da inflação em níveis elevados nos próximos anos.

A estimativa de inflação para 2025 já ultrapassa o teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Assim, o Banco Central terá o desafio de manter o índice dentro do limite superior de 4,5%, o que exige monitoramento constante e possíveis ajustes na política monetária.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Em janeiro, a inflação desacelerou para 0,16%, o menor índice registrado para o mês desde 1994, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi influenciado principalmente pelo Bônus Itaipu, que concedeu descontos significativos nas contas de luz de milhões de brasileiros, contribuindo para reduzir a alta de preços no período.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, destacou que o controle da inflação é fundamental para o planejamento econômico e a estabilidade dos setores produtivos. “Manter a inflação sob controle é essencial para assegurar previsibilidade e confiança para os investidores, especialmente no mercado imobiliário, que depende fortemente de estabilidade econômica”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.