Campinas será sede de encontro nacional sobre urbanismo em áreas centrais
Município entra para rede de cooperação urbana e organizará evento em maio para discutir requalificação de centros urbanos
Foto: Rogério Capela – Campinas agora faz parte da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, uma entidade voltada à cooperação técnica entre cidades para promover a reabilitação de centros urbanos. Mesmo sendo um membro recém-admitido, o município foi escolhido para sediar o II Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, que vai ocorrer em maio, com data e local a serem confirmados. O encontro conta com o apoio da Rede e também está ligado à Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS).
A adesão de Campinas foi oficializada ao lado das capitais Teresina (PI) e João Pessoa (PB), durante uma reunião virtual realizada em 11 de fevereiro. Nessa terceira reunião de 2025, a pauta incluiu o ingresso de novos membros e a organização do segundo encontro nacional da entidade, que terá como objetivo debater políticas e práticas para requalificação de áreas centrais nas cidades brasileiras.
A Prefeitura de Campinas assumiu a organização do evento, e a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, participou da reunião ao lado de Monna Hamssi Taha, secretária adjunta, e Daniela Zacardi, coordenadora de Estudo de Impacto de Vizinhança. Durante o encontro, Baracat apresentou ações do Programa de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC), conhecido como Nosso Centro, e destacou o entusiasmo da equipe com a troca de experiências proporcionada pela rede.
O evento deve ter uma programação extensa ao longo de cinco dias, com visitas a locais que passaram por revitalização em Campinas, como o Pátio Ferroviário, Mercado Municipal, e as avenidas Campos Sales e Francisco Glicério. Além disso, haverá paineis reunindo acadêmicos, gestores públicos e representantes da iniciativa privada para discutir estratégias de desenvolvimento urbano sustentável.

“Campinas sediar esse evento é um marco importante para reafirmar nossa política de requalificação do centro”, ressaltou o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho. Ele destacou a relevância da troca de conhecimento entre diferentes cidades para revitalizar áreas centrais e promover desenvolvimento urbano.
A reunião também contou com a participação de representantes de Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande, Rio de Janeiro, Aracaju, Manaus e São Luís, entre outras cidades que integram a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais.