Campinas cresce de modo sustentável
Secretaria do Clima emitiu 791.293,02 m² de licenças ambientais em 2023; Números representam crescimento de 29,48% em relação ao ano anterior
Foto: Carlos Bassan / PMC – O Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), observou um aumento significativo de
29,48% na emissão de licenças ambientais para projetos habitacionais no ano de 2023. Esse aumento corresponde a um total de 180.155,84 m² de edifícios licenciados, superando os números obtidos no ano anterior.
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência, constatou-se que um total de 791.293,02 m² de construção de moradias receberam Licenças de Instalação em 2023. Esse é um aumento notável em comparação com os 611.137,18 m² licenciados em 2022. A Licença de Instalação é a autorização necessária para iniciar as atividades de construção.
Segundo com Andréa Struchel, diretora de licenciamento ambiental, os projetos imobiliários habitacionais exercem uma influência significativa na economia, principalmente em termos de geração de empregos, e a Seclimas desempenha um papel na facilitação do desenvolvimento sustentável.
Struchel afirma que a construção civil possui a capacidade de gerar consequências ambientais decorrentes de atividades como impermeabilização do solo, supressão da vegetação, densidade populacional, entre outros fatores.
O licenciamento ambiental na área da construção civil é trifásico, sendo a Licença Prévia a que viabiliza a concepção do empreendimento; a Licença de Instalação que, mediante condições previamente analisadas, autoriza o início da obra; e a Licença de Operação, que atesta a execução da obra de acordo com as exigências impostas.
Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, o modelo adotado pelo departamento é um avanço tecnológico. “O sistema on-line modernizou os processos burocráticos e também deixou os trâmites mais transparentes para a população”, comenta Lima Filho.