Campinas cria lei de incentivo para reformas de imóveis na região central da cidade
O decreto aprovado regulamenta incentivos urbanísticos e fiscais para reabilitação do centro
Crédito: Carlos Bassan – Nesta quinta-feira, (11), a prefeitura de Campinas publicou em seu Diário Oficial o decreto que regulamenta a lei complementar sobre incentivos urbanísticos e fiscais para reformas de imóveis no centro da cidade. O documento, elaborado pelas secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e Finanças, busca estimular moradores e comerciantes a revitalizarem construções da região.
O projeto de requalificação de imóveis cobre uma área da região central de 95 hectares, abrange um polígono formado pelas ruas Marechal Deodoro; Avenida Anchieta/Rua Irmã Serafina; Avenida Moraes Sales; Praça Floriano Peixoto e Rua Dr. Ricardo. São cerca de 1.900 lotes, onde ficam 429 imóveis verticais e 1.400 horizontais. De acordo com a estimativa da Seplurb, 90% deles podem ser beneficiados.
“As pessoas poderão investir na área central, reformando edifícios abandonados ou subutilizados e, quem já mora no centro, pode fazer melhorias com mais facilidade, cuidando do seu bem e não permitindo que degrade”, comenta a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat
E para o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, a regulamentação da lei consolida essa possibilidade legal de que a Prefeitura reduza o risco ou dívida com o empreendedor que quer investir no centro. “É uma cesta de incentivos para todos que quiserem realizar uma melhoria em seus imóveis, tanto no setor comercial, quanto para as construções residenciais”, explica.
“A reforma dos imóveis é imprescindível para potencializar a economia da cidade. Parabéns pela iniciativa”, celebra o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.