Campinas é a segunda cidade que mais cresceu em marcas e unidades de franquia em SP
O mapa da presença das franquias no Estado de São Paulo foi divulgado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising na 17ª Convenção ABF do Franchising. A lista das 20 cidades paulistas que tiveram maior variação de crescimento em número de redes e unidades, entre 2016 e o primeiro semestre deste ano, mostra dois movimentos: a interiorização do franchising no Estado e a significativa chegada de marcas na capital paulista e adjacências. O Estado registrou um faturamento de R$ 29,490 Bilhões no primeiro semestre deste ano, 11% a mais do que no mesmo período do ano passado, e um volume de unidades de 30 mil, 9% a mais frente a dezembro de 2016.
Quando se trata da variação do volume de marcas atuantes, a capital paulista está em primeiro lugar, com um crescimento de 25% no período avaliado, registrando 711 redes atuantes. Campinas aparece na segunda posição, tendo uma variação de 20% no mesmo período e 436 marcas. São José dos Campos figura em terceiro, com variação de 19%, registrando 292 redes. A quarta colocação é de Jundiaí, que alcançou uma variação de 17%, tendo 271 marcas. Em quinto lugar está São Bernardo do Campo, cuja variação foi de 16% e somou 280 redes de franquia. Já em relação à variação de número de unidades no período, o interior do Estado lidera.
“Os dados desse levantamento da ABF confirmam o crescente movimento de interiorização das franquias pelo Brasil e, especificamente, no Estado de São Paulo. Essa expansão das redes para fora dos grandes centros urbanos abre novas oportunidades de geração de emprego e renda nas cidades menores e leva marcas com seus produtos e serviços conhecidos para que a população local tenha acesso mais facilmente”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.
A ABF atribui o movimento de mais redes atuando na capital do Estado a dois fatores: São Paulo é uma praça fundamental para o fortalecimento da marca e estabelecimento de conexões (com potenciais fornecedores, investidores, parceiros e candidatos a franqueados) e à redução dos custos, especialmente de aluguel. “Marcas de outros estados buscam reforçar sua expansão, após dois anos difíceis e, certamente, São Paulo é uma praça essencial neste processo. Inclusive na ABF Expo 2017, vimos novas marcas expondo pela primeira vez na feira, o que corrobora com esse movimento de expansão de redes e unidades de franquia”, explica Cristofoletti.
Entre os municípios com maior variação de crescimento em unidades de franquia entre 2016 e o 1º semestre deste ano, Jundiaí desponta no primeiro lugar da lista, registrando 15% de variação e 451 unidades de franquia em operação. São José dos Campos subiu uma posição quando comparado ao número de redes, e ficou em segundo lugar, com 13% de variação e 663 unidades. Na terceira colocação figura Piracicaba, que variou positivamente 12% no período analisado, com 341 franquias. Em quarto aparece Indaiatuba, com variação de 11% e 219 unidades operando, seguida de São Carlos, na quinta posição, cuja variação foi a mesma (11%), reunindo 220 franquias.
“O franchising tem uma característica expansionista inerente e o interior paulista é um terreno muito fértil. Isso porque sua economia é bastante diversificada e dinâmica. Além disso, os custos de operação, de forma geral, são mais baixos, com mão de obra qualificada e poder aquisitivo dos consumidores. O bom desempenho da agricultura e das exportações e a menor concorrência relativa aos grandes centros também são fatores que explicam o interesse das redes de franquia pelas cidades do Interior”, afirma Ricardo José Alves, diretor Regional Interior de São Paulo da ABF. (Maxpress)