Campinas tem novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano
Marcelo Coluccini assume a pasta e visa trabalhar com a desburocratização de processos
Depois de aproximadamente 10 anos da unificação das secretarias de Urbanismo e Planejamento com o intuito de acelerar as análises e dinamizar os processos, separam-se novamente, pois o intuito não foi alcançado. Com a nomeação do Eng. Marcelo Coluccini para a pasta do Planejamento, o setor volta a acreditar numa possível aceleração e otimização do serviço público, pois se trata de profissional altamente qualificado.
Uma das primeiras falas do novo secretário vem de encontro com uma luta da Habicamp há mais de 25 anos, a criação do Escritório de Planejamento. Felizmente adotou um dos moldes do que já existe e vem sendo bem-sucedido, o CODESE de Maringá. Uma iniciativa público-privada de longo prazo sem ingerências dos mandatos do executivo. Uma luz no fim do túnel.
Na terça-feira, 18, o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho e o Vice-presidente de Construção Civil, Welton Nahas Curi visitaram o novo secretário de Urbanismo e Planejamento, Marcelo Coluccini.
Na tarde de quarta-feira, (19), o prefeito de Campinas, Dário Saadi, deu posse ao novo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini.
Como a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo foi desmembrada em duas: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, assumida por Coluccini; e Secretaria de Urbanismo, sob o comando de Carolina Baracat, que já exercia a função; a primeira cuidará de parte das aprovações, também pensará o futuro da cidade, a segunda, cuidará das questões do dia a dia, regulação e aprovação.
O novo secretário, Marcelo Coluccini, destacou como pontos importantes de sua gestão na pasta, a desburocratização, o projeto de criação de um Instituto de Desenvolvimento em Campinas, além de avanços em projetos como a revitalização do Centro e o PIDs e o processo de digitalização e informatização de alguns setores.
Presente na cerimônia, o secretário executivo de Estado do Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini, e pela deputada estadual Valéria Bolsonaro.