créditoImóveis

Financiamento habitacional enfrenta limites e pode elevar preços de imóveis

Restrição de recursos e juros altos pressionam valores e dificultam acesso ao crédito

Foto: divulgação – As restrições no financiamento habitacional devem impactar os preços dos imóveis a partir do próximo ano, especialmente nas faixas destinadas à classe média e ao mercado de alto padrão. A avaliação foi feita por Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em entrevista ao jornal O Globo.

De acordo com Correia, unidades com preços a partir de R$350 mil sentirão mais fortemente os efeitos da escassez de recursos da poupança, que vem sendo drenada por saques em um cenário de juros elevados. Esse movimento está alterando a dinâmica de financiamento e encarecendo o custo dos imóveis para os consumidores.

Com os recursos para financiamentos atrelados à poupança praticamente esgotados, a Caixa Econômica Federal tem redirecionado as construtoras para linhas de crédito com taxas mais altas. Essa mudança eleva as dificuldades de acesso ao crédito, principalmente para famílias da classe média, e evidencia a necessidade de reavaliar o modelo atual de financiamento no Brasil.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, reforça a importância de uma abordagem estratégica para superar esse momento. “Precisamos repensar o modelo de financiamento habitacional, buscando alternativas que garantam o acesso ao crédito e a estabilidade do setor imobiliário, essencial para a economia brasileira.” O cenário aponta para a necessidade de ajustes tanto no crédito quanto nas políticas habitacionais para atender à demanda do mercado de maneira sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.