Google prepara bairro ‘high-tech’ no Canadá
A Sidewalk Labs, empresa sob alçada da Alphabet (holding que também abriga o Google), espera mostrar em breve como será o bairro que pretende construir na baía artificial de Toronto (Canadá). O objetivo da empresa é espelhar sua visão do que deve ser a cidade do futuro. O investimento é de US$ 1 bilhão.
O novo bairro será chamado de Quayside e terá como prioridades a sustentabilidade ambiental, mobilidade, oportunidades econômicas e acessibilidade. A área onde o projeto será executado tem 320 hectares, pertencentes na maior parte à prefeitura de Toronto, e costumava ser um espaço industrial e de docas até os anos 1980, quando começou a cair em desuso, sendo hoje uma das maiores áreas para construção em área urbana na América do Norte. O transporte deve ser oferecido por táxis robotizados controlados por apps, com ônibus autônomos.
Robôs devem fazer a coleta do lixo em túneis sob o local. Um dos primeiros projetos que a Sidewalk Labs vai implementar é uma tecnologia baseada em sensores para controlar multidões em uma rua próxima com uma potencial mistura de pedestres, ciclistas e tráfego motorizado. Esse projeto, segundo a empresa, pode começar a ser testado no primeiro trimestre de 2018. A Sidewalk foi fundada em 2015 por Doctoroff e Larry Page, um dos fundadores do Google, e vinha buscando um lugar para um projeto de larga escala (Metro Campinas)