Grupo de Análise de Loteamento registrou e emitiu alvarás para 8 novos empreendimentos em 2022
Os loteamentos compreendem áreas que somam 1.362.480,98 metros quadrados
Crédito: Fernanda Sunega – Após a criação do Grupo de Análise de Loteamentos (GAL) e várias mudanças nos processos internos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) de Campinas, houve uma modernização da legislação municipal que garante a celeridade à aprovação de empreendimentos no município nos últimos dois anos, em especial, de loteamentos urbanos.
Frente a essas mudanças, em 2022, o Grupo de Análise de Loteamentos (GAL) registrou e emitiu alvarás para oito novos empreendimentos, com 1.804 lotes. Os loteamentos compreendem áreas que somam 1.362.480,98 metros quadrados.
Embora o número total tenha sido menor do que o registrado em 2021, está dentro do projetado.
Segundo a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Carolina Baracat Lazinho, em 2020, houve redução das aprovações pelas mudanças no expediente e suspensão de tramitações na pasta em decorrência à pandemia de Covid-19.
Em 2021, com a retomada das análises que estavam represadas e várias mudanças implantadas nos fluxos de análise, foram emitidos 18 alvarás de execução de loteamentos, um recorde positivo. Com o grupo, os processos de aprovação prévia de loteamentos passaram a registar tempo médio de sete meses de tramitação.
“Apesar da redução, os números de alvarás demonstram um maior potencial de crescimento para este ano, já que os processos ganharam agilidade e foram desburocratizados”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.