José Paulino vai receber projeto ‘Rua Completa’
A centenária Rua José Paulino, que já foi a Rua das Flores, será a primeira rua completa de Campinas, conceito que melhora o desenho viário para garantir acesso seguro a todos os seus usuários. Nela, pedestres e ciclistas terão prioridade, depois o transporte coletivo e, se houver espaço na via, os carros. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que estuda a viabilidade da intervenção e custo de implantação, deve concluir o projeto em dois meses, para iniciar as discussões com o comércio local.
A Rua Completa será implantada entre a Avenida Moraes Salles e a Rua Benjamin Constant. O projeto inclui implantação de calçadas mais largas, ciclovia e faixa exclusiva de ônibus. O presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, disse ontem que o trecho de sete quadras foi escolhido por estar inserido em uma região de valorização e onde há projetos de requalificação urbana, como foram as obras da Avenida Francisco Glicério. A rua é comercial, cortada por dois calçadões (13 de Maio e Costa Aguiar), e nela estão a sede dos Bombeiros e um dos principais patrimônios de Campinas; e a Catedral Metropolitana, uma construção de taipa, constantemente abalada pelo intenso fluxo de veículos na José Paulino. A circulação de pedestres nessa rua também é grande. Uma rua completa, segundo a ONG WRI Brasil, que está dando apoio técnico ao desenvolvimento do projeto em Campinas, é uma rua desenhada para garantir o acesso seguro a todos — pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e motoristas.
As mudanças são feitas a partir de elementos de desenho urbano, mobiliário e infraestruturas que melhoram as condições de segurança e acessibilidade. Campinas é uma das dez cidades brasileiras que está recebendo apoio técnico da WRI Brasil para a implantação de ruas completas, projeto que privilegia a valorização dos modais de transportes sustentáveis, como o pedestre e a bicicleta. O WRI, da sigla em inglês de Instituto de Recursos Mundiais, é um grupo de investigação de assuntos ambientais que vai além da pesquisa para encontrar formas práticas de proteger o planeta Terra e melhorar a vida das pessoas. Uma rua completa, disse Barreiro, é aquela que está pacificada e no nível do pedestre.
Os vários modais de transporte tem o seu espaço definido — faixa exclusiva de bike, corredor de ônibus e faixas para pedestres e pessoas com dificuldade de locomoção. A rua sofrerá intervenções para instalação de bancos e rampas de acesso, remodelação da iluminação, pontos de informação, quiosques de comércio, banheiros públicos, arborização. Será uma rua bem sinalizada para a travessia de pedestre. Segundo o WRI, os municípios brasileiros precisam mudar sua prioridade: da circulação dos veículos individuais motorizados para a circulação de pessoas. A mobilidade ativa — caminhada e bicicleta — responde, em média, por 30% dos deslocamentos nas cidades brasileiras. Mesmo quem utiliza o carro como meio de transporte realiza diversos deslocamentos como O dinheiro vai voltar pedestre ao decorrer do dia. (Correio Popular)