mercado

Mercado financeiro reduz projeção da inflação em 0,14%

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 5,88% para 5,74%

foto: Reuters / Paulo Whitaker –  O Banco Central (BC), divulgou nesta segunda-feira (3), no Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente, a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos.

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,88% para 5,74% para este ano. É a 14ª redução consecutiva da projeção. E, para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,5% e 3%, respectivamente.

Mercado financeiro – previsão

Já, a previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior 5%.

Francisco de Oliveira Lima Filho
A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano

Em agosto, houve deflação de 0,36%, após queda de 0,68% em julho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,39% no ano e 8,73% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Para setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação, também teve recuo, de 0,37%.

“A redução da projeção da inflação vem confirmando um cenário de otimismo. Mesmo ainda com o segundo turno das eleições para presidente, 2023 não deve ter grandes oscilações, já que o Congresso tem uma bancada predominantemente conservadora”, reflete o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.