economia

Mercado financeiro revê projeções de inflação e de crescimento econômico

IPCA deve ficar em 3,72%

foto: IBGE / Pixabay – O mercado financeiro ajustou suas previsões para a inflação deste ano, conforme revelado pelo boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) na última sexta-feira, (6). De acordo com o relatório, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve registrar uma taxa de 3,72%, ligeiramente abaixo da estimativa da semana anterior, que apontava para uma inflação de 3,73%.

O Focus, compilado a partir das projeções de economistas e analistas de mercado consultados pelo BC, também traz perspectivas otimistas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Para 2024, a previsão é de uma expansão maior do que a prevista anteriormente, passando de 2,02% para 2,05%. Além disso, para os anos seguintes, os analistas projetam um crescimento constante, com o PIB atingindo 2% em 2025, 2026 e 2027.

Crescimento econômico

As estimativas de inflação para os próximos anos estão alinhadas com a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que visa uma taxa de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para 2024, a projeção é de uma inflação de 3,64%, mantendo-se estável em 3,5% para os anos seguintes, até 2027.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Quanto à taxa básica de juros da economia, o mercado antecipa uma taxa Selic de 9,63% para o fechamento deste ano, sinalizando uma desaceleração no ritmo de queda previsto anteriormente. Para 2025, espera-se que a Selic encerre em 9%, enquanto para os anos seguintes, as previsões são de uma redução gradual, atingindo 8,75% em 2026 e 8,5% em 2027.

“O cenário traz números de crescimento e apontam para uma economia mais otimista”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.