HabitaçãoImóveismercado

Preço médio do aluguel residencial sobe 13,5% em 2024

Aumento desacelera em relação aos anos anteriores, mas segue acima da inflação oficial

O valor médio do aluguel residencial no Brasil registrou alta de 13,5% em 2024, conforme aponta o Índice FipeZap. O metro quadrado alcançou o preço médio de R$48,12. Apesar de a alta superar a inflação oficial de 4,83%, medida pelo IPCA, o ritmo foi menor do que o registrado nos dois anos anteriores, que tiveram aumentos de 16,55% em 2022 e 16,16% em 2023.

O levantamento, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a plataforma de anúncios Zap, monitorou os preços de apartamentos prontos para locação em 36 cidades brasileiras, incluindo 22 capitais. A pesquisa é baseada em dados de anúncios veiculados online e reflete a dinâmica do mercado de locação em 2024.

O aumento de 13,5% ficou bem acima de outros indicadores econômicos, como o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), frequentemente utilizado para reajustar contratos de aluguel, que fechou o ano em 6,54%. Além disso, o crescimento no preço do aluguel foi quase o dobro do registrado no valor médio de venda de imóveis residenciais, que teve alta de 7,73% no mesmo período.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, os dados reforçam a pressão sobre o mercado de locação. “Embora o aumento dos alugueis tenha desacelerado, ele ainda representa um desafio para os locatários, especialmente em tempos de inflação controlada e desaceleração econômica. O setor deve se manter atento para equilibrar oferta e demanda de forma sustentável”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.