Campinas

Prefeitura de Campinas apresenta Mercadão revitalizado

As obras do prédio foram concluídas e os permissionários estão fazendo readequações dos boxes para abertura ao público

Fotos: Carlos Bassan – A Prefeitura de Campinas realizou na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, uma visita guiada ao Mercado Municipal, o Mercadão. As obras foram concluídas e os permissionários estão realizando as readequações nos boxes. Essa foi a primeira reforma de grande impacto realizada no prédio que teve a estrutura integralmente revitalizada com todo o cuidado que um espaço tombado requer.

Com 117 anos, o prédio é uma das “7 Maravilhas de Campinas” e uma referência de compras para o centro da cidade. O prédio tem uma área de 1.550 metros quadrados e recebe diariamente cerca de 8 mil pessoas.

O prefeito Dário Saadi falou sobre a necessidade de enfrentar os desafios que esse tipo de intervenção num prédio centenário traz para a administração pública. “Para avançar, nós temos que enfrentar os desafios de peito aberto. Não tem viagem que se navegue só em mar tranquilo. Quem tem boa intenção e ama Campinas tem que enfrentar os desafios que a cidade tem”, disse.

Ele também destacou a importância da finalização da obra de revitalização do Mercadão. “Hoje é um dia de comemoração. Estamos entregando a finalização dessa obra tão importante para a cidade para os permissionários, que terão um prazo para concluir suas obras e fazer as mudanças. Aí sim faremos uma grande festa de inauguração”, disse.

Além do prefeito e do deputado, a visita guiada contou a presença de secretários municipais, vereadores, permissionários e a imprensa.

Próximas etapas

Com a visita guiada, a Secretaria de Infraestrutura conclui a etapa de revitalização do edifício. Os permissionários seguem fazendo a adequação dos boxes para que possam retornar o atendimento aos clientes dentro do mercado.

Assim que essa fase for concluída será providenciada a desmontagem da estrutura externa das tendas. Os permissionários terão o mês de agosto para finalizar as obras e fazer a mudança para o espaço reformado. Na sequência, será feito o recapeamento e pintura das vagas do estacionamento.

Investimento

O investimento total na reforma foi de R$ 8,5 milhões, sendo R$ 5 milhões via convênio com o Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira e o restante via contrapartida do município. A empresa que executou a reforma foi a RJC Sinalização Urbana Ltda, sob gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

O que foi feito

As intervenções começaram em julho de 2023 com o objetivo de restaurar o prédio que estava desgastado com a ação do tempo. O espaço foi totalmente revitalizado, com recuperação da estrutura, ampliação da área de atendimento com a construção do mezanino que vai abrigar dois restaurantes, e padronização dos boxes.

O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, avaliou de forma positiva o resultado da revitalização do Mercadão, após todas as dificuldades enfrentadas para execução de uma reforma num prédio centenário.

“Nós reformamos praticamente tudo. As estruturas das paredes foram preservadas, o restante foi tudo substituído. Substituímos todo o telhado, todo o piso, trocamos toda a parte das instalações de água, de esgoto, de telecomunicação e a parte elétrica inteirinha. Fizemos uma iluminação decorativa ao redor do mercado todo e nós fizemos todo um novo reboco com a pintura, tanto interna como externa, mantendo as condições originais. Como é um prédio tombado tanto pelo órgão municipal como pelo órgão estadual, tivemos que ter todo o cuidado para não ferir nenhuma característica do prédio original”, detalhou.

Barreiro explicou ainda que a intervenção foi como uma restauração. “Ao circular por todos os blocos internos e externos, você vê que as estruturas dos blocos, o fechamento, a estrutura superior, foi padronizada, o que não acontecia antes das intervenções”, destacou.

Parte interna

O Mercadão ganhou elevadores e banheiros na parte interna. Foram refeitas as instalações hidráulicas, de gás e toda a rede de esgoto. O telhado do prédio foi substituído e o reboco das áreas interna e externa foi trocado. O Mercadão também passa a contar com um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, o popular para-raios.

Parte externa

Do lado de fora, a fachada passou por tratamento e recebeu nova pintura. Além disso, uma iluminação decorativa na área externa vai permitir vida noturna ao mercado. Também foi refeito o gradil de proteção e todos os portões foram reformados.

Vidros e vitrais

Conforme orientação do Condepacc,  os vidros e vitrais das janelas do prédio foram preservados. Houve troca apenas das peças que estavam quebradas.

História

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o Mercado Municipal foi inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. O edifício de arquitetura mourisca foi construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense.

O prédio é tombado desde 1983 (há 42 anos) pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e, desde 2015 (há 10 anos) pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas).

Ao longo de sua existência, o Mercadão passou por várias reformas e pequenos ajustes, mas essa é a primeira obra de grande impacto.

O Mercadão alia o tradicional e o moderno e oferta aos consumidores grande variedade de lojas e produtos: peixarias, pastelaria, açougues, lanchonetes, hortifrutis, doces, tabacaria, artigos religiosos, especiarias, ingredientes para feijoadas, comidas regionais, variedades, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?