Prefeitura de Campinas apresenta sua agenda climática no 4º Congresso de Cidades Mais Sustentáveis
Evento debate, sob o prisma jurídico, as necessidades urbanas das cidades
Foto: Arquivo /PMC – O Secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, e o Secretário de Justiça, Peter Panutto, abriram a 4ª edição do Congresso de Cidades Mais Sustentáveis com destaque para a agenda climática de Campinas nos últimos 10 anos e o Plano Local de Ação Climática (Plac). O evento, realizado virtualmente pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da PUC-Campinas, reuniu especialistas para discutir políticas municipais em face da emergência climática.
Ângela Guirao, assessora técnica da Seclimas, foi uma das palestrantes, apresentando os esforços de Campinas no enfrentamento das mudanças climáticas e o Plano Local de Ação Climática, em fase final de elaboração. Ela convidou os participantes para uma audiência pública sobre o Plac, agendada para o dia seguinte, destacando a importância da participação da comunidade nas decisões que moldaram o futuro da cidade.
O evento, organizado pela PUC-Campinas, tem como propósito debater as necessidades urbanas à luz do direito, visando tornar as cidades mais resilientes, com foco no bem-estar, saúde e preservação ambiental. Os debates continuam no dia seguinte com temas como a relação entre cidades sustentáveis e saúde humana, a definição e os desafios da emergência climática, os impactos sociais e de saúde da desigualdade urbana, e a possibilidade de um futuro diante da emergência climática e seu impacto nas cidades.