Secretaria de Urbanismo de Campinas aprova primeiro projeto de condomínio de lotes
Modalidade de empreendimento é inédita na cidade
Foto: divulgação PMC – A Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas aprovou o primeiro projeto de condomínio de lotes da cidade. Nesta modalidade de empreendimento, o proprietário do lote pode construir seu imóvel sem ter que seguir uma planta inicial pré-aprovada (unidade padrão).
O modelo passou a ser permitido por uma lei federal de 2017, que regula projetos de condomínio em lotes, e já consta na Lei de Uso e Ocupação do Solo municipal desde 2018.
“O modelo de condomínio de lotes tem como principal diferencial que, ao contrário dos condomínios residenciais tradicionais, quando a pessoa comprar poderá construir um imóvel no projeto que quiser, sem se limitar a seguir um projeto inicial ou ter que alterar esse modelo também chamado de unidade tipo ou padrão, que já foi aprovado previamente para ser edificado no lote”, explica a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho.
O alvará de aprovação do condomínio de lotes foi emitido na última semana pela prefeitura. É relativo a uma área de 26.574,65 metros quadrados que compõe um lote dentro do Residencial Swiss Park. São previstos 69 lotes com metragens que variam entre 200 e 250 metros quadrados.
Quem adquirir os lotes também se torna proprietário de uma fração das áreas de uso comum do condomínio (espaços de lazer, área verde e ruas de acesso), como ocorre em condomínios verticais (prédios).
“A iniciativa é mais um passo rumo ao desenvolvimento do urbanismo e da habitação de Campinas. Além disso, ela permite maior liberdade para que o cliente faça o projeto como sonhou. A Habicamp parabeniza a Prefeitura pelo projeto”, finaliza o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.