Regularização de imóveis cresce 30% em São Paulo em um ano
Mais de 130 mil famílias foram beneficiadas com títulos de propriedade
Foto: divulgação – O Estado de São Paulo registrou um avanço histórico na regularização de imóveis, com crescimento de 30% em apenas um ano. Desde 2023, cerca de 130 mil famílias foram beneficiadas com títulos de propriedade, em comparação às 100 mil do período anterior. A marca representa um investimento de R$478,7 milhões em políticas voltadas à segurança jurídica, à justiça social e ao desenvolvimento urbano.
O levantamento faz parte do balanço de um ano da Agência SP, que monitorou o desempenho do programa de regularização fundiária. A iniciativa integra a série “1 Ano de Agência SP: Você Ficou Sabendo Aqui”, destacando os principais resultados alcançados pelo governo estadual.
Conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), a regularização fundiária é tratada como política pública prioritária. A entrega dos títulos de propriedade garante aos moradores direitos antes indisponíveis, transformando núcleos urbanos irregulares em áreas legalmente reconhecidas.

Com a documentação em mãos, as famílias não apenas conquistam a propriedade legal de seus lares, como também passam a ter acesso a benefícios como crédito no mercado formal, possibilidade de comercialização dos imóveis e transferência do bem para filhos ou herdeiros.
Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, diz que os números refletem “um passo decisivo para assegurar dignidade às famílias paulistas e estimular o desenvolvimento urbano de forma inclusiva”.