Sumaré planeja polo tecnológico
A Prefeitura de Sumaré encaminhará nos próximos dias um projeto lei para a Câmara de Vereadores com a meta de mudar o Plano Diretor e viabilizar a instalação de um polo tecnológico e industrial às margens do trecho da Rodovia dos Bandeirantes, localizado na zona rural do município.
A reportagem do TODODIA apurou que o plano de expandir e povoar a região nasceu no Executivo após a constatação de que o município ainda conta com alguns locais que não tiveram o desenvolvimento econômico adequado. O passo inicial será o de pedir a alteração do zoneamento de parte da zona rural, próximo da rodovia e possibilitar a instalação de indústrias e empresas de tecnologia.
Técnicos da prefeitura já estão fazendo levantamento topográfico e delimitando qual área poderá ser efetivamente usada e quanto tempo seria necessário para ocupar o local. O levantamento dessas informações é importante para que a prefeitura reconheça qual o montante necessário de investimento no empreendimento e quais seriam as contrapartidas a serem destinadas pelos empresários que queiram investir no local.
A intenção é apresentar o novo plano diretor para análise ainda neste ano. O único obstáculo, de acordo com integrantes do gabinete do prefeito, é o fato de estarmos em ano eleitoral, o que poderá dificultar a realização dos debates e das votações na Câmara. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem uma área aproximada de 153.465 quilômetros quadrados. A reportagem do TODODIA entrou em contato com o Centro das Indústrias do Estado de São Pualo (Ciesp) para comentar o plano, mas a entidade ainda estava em esquema de feriado e não retornou os contatos.
Este não é o primeiro projeto da prefeitura voltado a explorar as potencialidades da zona rural de Sumaré. Com o objetivo de recuperar estradas rurais e estimular o desenvolvimento do setor do agronegócio, a Prefeitura pediu junto ao governo do Estado recursos do programa “Melhor Caminho”. O superintendente de Agricultura e Turismo, Vagner Cunha, já se reuniu com o diretor da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp), Alexandre Penteado Pires, discutindo as tratativas para a consolidação do convênio. (Jornal Todo Dia)