Habitação

Força-tarefa assume caso da Vila Soma

O governador Geraldo Alckmin anunciou que iniciou negociações junto ao governo federal e a Prefeitura de Sumaré para solucionar a ocupação da Vila Soma. Foi criada uma força-tarefa, cujo primeiro ato será cadastrar as 2,5 mil famílias que moram na ocupação e impedir que mais pessoas ocupem o espaço. Atualmente, a Vila Soma conta com uma população entre 8 e 10 mil habitantes.

De acordo com Alckmin, a situação não é simples, mas é necessário frear o aumento do número de ocupantes e buscar melhorar as circunstâncias em que vivem. “Temos o diálogo do governo federal, o nosso, estadual, e a Prefeitura com o Luiz Dalben, para a gente buscar uma solução. A Prefeitura tem coordenado esse trabalho. Solicitei que ele (prefeito) não permita que venha mais gente. Tem que estabelecer um cadastro e vamos buscar uma solução, o que não é fácil. Estamos falando de uma cidade de 10 mil habitantes”, lembrou o governador de São Paulo. “Existe a consciência da questão social dessas famí- lias e vamos buscar unir os esforços do governo federal, com o programa Minha Casa Minha Vida e estadual, com o Casa Paulista, além do município, para buscar uma solução”, completou Alckmin.

O anúncio do governador foi motivo de vibração para os integrantes do Vila Soma que estavam no local. Segundo um dos representantes, a presença era apenas para acompanhar a entrega das obras complementares do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares e não para protestar. A ocupação da área de aproximadamente um milhão de metros quadrados (m²) aconteceu há cinco anos, por cerca de 10 mil pessoas, entre elas mil crianças. Grande parte do lugar era ligado à massa falida da antiga empresa Soma Equipamentos Industriais Ltda, fechada desde 1990.

Já no início de 2017, os ocupantes pediam solução para questões básicas, como um local para coleta de lixo. “A gente busca melhorias para a família, como água e moradia, porque a gente precisa de uma moradia, precisa ajudar as famílias de um jeito ou de outro. A gente não tem mais espaço. Hoje, a gente tem diálogo com a Prefeitura para melhorar e resolver essa situação”, disse Edson Silva, um dos líderes da ocupação da Vila Soma. (Correio Popular)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.