Habitação

BRT: moradores recebem senhas para auxílio-moradia

A Secretaria da Habitação (Sehab) entregou na manhã de ontem 100 senhas do auxílio-moradia para moradores da ocupação Joana D’Arc, no bairro Cidade Jardim, em Campinas. O grupo faz parte do 1º lote de um total de três convocados para começar a deixar a invasão, que fica na área do desativado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e que integrará um dos corredores do Bus Rapid Transit (BRT), já em implantação.

O prazo para desocupação do terreno expira no final deste mês. As obras no trecho estão previstas para o início de março. No local vivem cerca de 350 famílias, segundo militantes do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direito (MTD), mas a Sehab tem cadastradas 270 famílias. “Quem recebeu a senha hoje, recebe a primeira parcela no próximo dia 20”, disse Valter Greve, diretor comercial, administrativo e financeiro da Sehab.

A entrega aconteceu durante reunião no auditório da Secretaria. O valor do auxílio-moradia pago pela Prefeitura de Campinas é de R$ 570,00. Atualmente o município atende a 625 famílias no programa. Para este ano, a previsão é de atender cerca de mil. No caso do Joana D’Arc, segundo Valter Greve, o auxílio será concedido até a entrega dos imóveis, que já está em negociação entre o Ministério Público Federal (MPF), a associação de moradores da ocupação e o município. O processo tramita na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), uma vez que a área é da União.

A convocação deste primeiro lote aconteceu no final da semana passada. Entre ontem e hoje, a Sehab está convocando outro grupo com 100 famílias. O primeiro pagamento deste lote cai no dia seguinte, mas nos próximos meses a data é dia 10. “Esse benefício é até quando sair a moradia. Quando for entregue, será cortado. Porém, vale lembrar que não pode omitir informações e se alguém apresentar dados inverídicos, o benefício será suspenso, mesmo que o benefício tenha sido liberado. Vamos continuar monitorando os beneficiados dia a dia”, avisou o diretor da Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap), Edison Cunha.

O auxílio-moradia é válido só para imóveis em Campinas e os beneficiados não podem alugar casas em áreas de risco, públicas ou invasão. Não é necessário apresentar comprovante de aluguel para a Sehab.

A expectativa da Pasta é que na próxima semana comece a demolição das casas dessas famílias. A orientação da Sehab é que os moradores retirem os objetos que podem ser usados ou transformados em dinheiro, como portas, janelas entre outros. “Na próxima terça-feira, faremos uma nova reunião com o segundo grupo”, avisou Cunha.

Ao todo BRT, em Campinas: Ouro Verde, Campo Grande e Perimetral, totalizando 36,6km de extensão, que estão sendo construídos em quatro lotes. De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Habitação, as obras deverão ser concluídas até abril de 2020. (Correio Popular)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.