Imóveismercado

Mercado imobiliário 2019: quais são as tendências e previsões?

O tão esperado crescimento do mercado imobiliário em 2019 finalmente parece estar consolidado.Apesar de ainda ser o início do ano, os números do primeiro trimestre são animadores.

Em fevereiro a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e
Poupança (Abecip) divulgou um aumento de 30% na compra e construção de imóveis em 2018 em relação ao ano anterior.

No total, segundo a entidade, foram mais de 228 mil financiamentos, sendo R$6,05 bilhões com recursos da poupança só em dezembro do ano passado.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), esse
número é 24,1% maior do que o acumulado em novembro e 64,4% a mais do que no mesmo período de 2017.

Segundo os dados do SBPE, foram totalizados R$ 57,5 bilhões na compra e
construção de imóveis durante todo o ano de 2018, 33% além do gasto em 2017.

Para os especialistas, esses índices significam o fim definitivo do biênio
negro do setor e o franco crescimento do mercado imobiliário em 2019.

Considerada termômetro da economia brasileira, a construção civil sinaliza
uma sólida retomada de crescimento do mercado imobiliário em 2019 para os especialistas.

Os Indicadores da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por
exemplo, mostram 30,1% de aumento nos lançamentos residenciais no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Nas vendas, por outro lado, esse índice foi de 23%.

Só em São Paulo, a Pesquisa do Mercado Imobiliário promovida pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) mostrou que foram comercializadas 29,9 mil novas unidades em 2018, 26,7% a mais do que em 2017.

Para a entidade, só esses números de 2018 já são suficientes para
classificar o ano como de crescimento: eles superam toda a apuração
referente ao período entre 2014 e 2017.

Os números estão alinhados com os indicadores da Empresa Brasileira de
Estudo de Patrimônio (Embraesp). De acordo com eles, a quantidade de
unidades lançadas também foi superior à média histórica da capital paulista (30 mil por ano).

No entanto, o mais interessante é o movimento crescente. Das 32.762 unidades lançadas, só as de novembro e dezembro correspondem a 42% do total.

Crescimento deve se manter estável no mercado imobiliário em 2019

Por outro lado, levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas aponta que, para atender à demanda habitacional em todo o Brasil, será preciso haver cerca de 14 milhões de novas moradias até 2025.

A expectativa dos especialistas é que o crescimento se mantenha no mercado imobiliário em 2019, ainda que de forma estável – e, por isso mesmo, duradoura.

Segundo eles, não deverá haver um novo boom imobiliário, mas um crescimento consistente e contínuo.

Para o Secovi-SP, os preços deverão se manter no ritmo de crescimento de
2018, com um Valor Global de Vendas (VGV) em torno de 10%.

Para São Paulo, a entidade aponta como principais entraves para um
crescimento maior a limitação de uso dos recursos do FGTS para novos
financiamentos e os altos preços dos terrenos.

De acordo com a Coordenadoria de Projetos Imobiliários da Fundação Getúlio Vargas, 2018 significou o fim de um ciclo de 5 anos de retração econômica.

Com isso, essa é a melhor época para garantir um bom investimento com um retorno considerável em um relativo curto espaço de tempo.

De acordo com Luiz Carlos Kechichian, CEO da Mirantte e corretor de imóveis e empresário na área imobiliária há mais de 40 anos, diversos indicadores levam à certeza de uma mudança de mercado, tanto de vendas como de locação.

“Nos dois primeiros meses deste ano as agências Mirantte registraram 8 mil
clientes cadastrados à procura de imóveis para compra, sendo que 40% tiveram
como origem o site da própria Mirantte e outros portais onde a imobiliária
publica anúncios.

Outros 40% foram oriundos de placas e faixas e, 20% de outros clientes de
sala, anúncios em jornais e revistas e etc. No total, mais de 4 mil imóveis
entraram no cadastro para venda e mais de 1.600 placas foram colocadas nas ruas de São Paulo para venda e locação”, afirma.

Segundo Kechichian, os mais céticos até podem falar que só isso não é
suficiente, mas há outros fatores envolvidos que atestam o crescimento do
setor.

“Somado a outros indicadores, como o aumento do ticket médio dos imóveis
comercializados e do número de vendas concretizadas, tudo indica a promessa de um 2019 de bons negócios para todo o mercado imobiliário”, afirma.

Kechichian afirma ainda que a esperança do brasileiro também é sentida na demanda em outros países onde a Mirantte atua, Flórida (USA) e Portugal.

É bom lembrar que para conseguir o melhor negócio o investidor deve contar com uma assessoria especializada. Dessa forma, é possível ter a segurança necessária durante todo o processo, aproveitando as melhores oportunidades do mercado imobiliário em 2019. (Estadão Conteúdo / Empresas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?
hacklink satın al holiganbet setrabet betnano casibom casibom holiganbet casibom marsbahis casibom güncel giriş casibom giriş casibom casinomilyon setrabet queenbet mavibet hiltonbet casibom giriş