Taxa Selic se mantém em 13,75% ao ano
Comitê de Política Monetária divulgou a decisão nesta quarta-feira (3)
Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil – O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. A decisão divulgada após reunião nesta quarta-feira (3) foi unânime.
O comunicado divulgado pelo Banco Central (BC), destaca que o ambiente externo se mantém adverso e que “os episódios envolvendo bancos no exterior têm elevado a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento. Em paralelo, os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, em um ambiente em que a inflação se mostra resiliente”.
Além disso, outro ponto presente no documento é a inflação. “A inflação ao consumidor, assim como suas diversas medidas de inflação subjacente, segue acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação. As expectativas de inflação para 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se marginalmente e encontram-se em torno de 6,1% e 4,2%, respectivamente”, acrescenta o comunicado.
A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a sexta vez seguida em que o BC não mexeu na taxa, que permanece nesse nível desde agosto do ano passado.
“A variação das taxas é resultado de um cenário de instabilidade e incertezas, pela polarização política. Sabemos que após um período de eleição, existe um tempo para os projetos serem feitos e estabilizados”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.