Plano Municipal de Ação Climática é iniciado em Campinas
O projeto busca integrar a ação climática ao planejamento, gestão e serviços urbanos da cidade
Crédito: Eduardo Lopes – O processo de elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PLAC) de Campinas foi iniciado nesta terça-feira (09). O plano busca integrar a ação climática aos processos estratégicos de planejamento, gestão e serviços urbanos desenvolvidos pela Prefeitura.
O documento deverá alinhar as prioridades sociais, ambientais e econômicas às ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade. O objetivo é que o plano seja concluído até março de 2024. A confecção do plano envolve diversos atores, tanto instituições públicas quanto privadas, sob coordenação da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Para o prefeito Dário Saadi, é impossível pensar num futuro para Campinas sem pensar na sustentabilidade e no meio ambiente. “Nós já estamos enfrentando as mudanças climáticas e isso mostra que o PLAC é fundamental”, destacou. O prefeito também fez questão de ressaltar o compromisso da Prefeitura com o plano e “com uma cidade que vai reduzir emissões de carbono e ser mais resiliente”, completou o prefeito.
Segundo o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, um grupo de ficará responsável pela elaboração do PLAC que partirá de um levantamento de todas as ações já feitas pela Administração com relação com a redução de emissões. “A soma dos esforços dos diversos setores vai proporcionar o planejamento das futuras ações e adaptações. Existem mudanças em curso e precisamos planejar e pensar a cidade a partir delas”, destacou Menezes.
A apresentação do Plano foi feita pela diretora do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao. De acordo com ela, o PLAC propiciará uma visão integrada e inclusiva da cidade alinhada às prioridades sociais, ambientais e econômicas, tripé do desenvolvimento sustentável.
O evento teve a participação da presidente do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campinas), Maria Helena Novaes Rodrigues; dos secretários municipais de Infraestrutura, Carlos José Barreiro; de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat; Serviços Públicos, Ernesto Paulella; além dos presidentes de autarquias: Mata de Santa Genebra, Cidão Santos; Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado; além da equipe técnica do Verde e grupo de trabalho do PLAC.
“Alinhas as prioridades sociais, ambientais e econômicas às ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa promovem não só efeitos positivos no planeta, como potencializam o desenvolvimento da cidade. A Habicamp apoia os projetos que trazem sustentabilidade como um pilar fundamental e em primeiro plano”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.