economia

PIB 2023: previsão é de crescimento de 2,5%

Ministério da Fazenda estima também queda na inflação para 3,24%

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil – De acordo com dados divulgados no Boletim Macrofiscal nesta quarta-feira (17), realizado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,6% – de 1,9% para 2,5% – para esse ano, enquanto que a estimativa para a inflação caiu para 3,24%.

Segundo o Ministério da Fazenda, a revisão no crescimento foi motivada pelo aumento de 1,9% do no primeiro trimestre e pela expectativa de queda dos juros no segundo semestre por causa da desaceleração da inflação. A estimativa de crescimento para 2024 foi mantida em 2,3%.

As projeções de crescimento melhoraram para todos os setores. Para o agropecuário, a projeção passou de 11% para 13,2%. Para a indústria, a estimativa avançou de 0,5% para 0,8%, enquanto a projeção para serviços passou de 1,3% para 1,7%.

Já a projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 5,58% para 4,85%. A estimativa está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Para 2024, a estimativa caiu de 3,63% para 3,3%, essa a projeção menor reflete a queda do dólar para abaixo de R$ 5, a queda no preço das commodities (bens primários com cotação internacional), além dos menores reajustes previstos para preços monitorados.

“Estamos otimistas com as perspectivas de aumento de PIB, que demonstra uma retomada com maior potência do cenário pós-pandemia”, relata o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.