Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas planeja reestruturação para melhorar serviços
Mudanças têm o objetivo de trazer mais eficiência e qualificação aos serviços da pasta
Crédito: Rogério Capela – Na quarta-feira, (28), acontece uma audiência pública para discutir o projeto de lei complementar (PLC) que propõe uma nova estrutura para a Secretaria Municipal de Urbanismo para a cidade.
O objetivo principal desta reestruturação é modernizar a secretaria, visando aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos. O projeto está em conformidade com o programa de desburocratização da Secretaria e busca descentralizar funções.
A secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, explicou que as mudanças pretendem agilizar e melhorar a gestão dos processos. Um dos destaques é a criação de uma coordenadoria específica para a Fiscalização de Obras, que, segundo Baracat, irá proporcionar maior eficácia na análise dos processos.
Além disso, o projeto do Executivo propõe uma nova estrutura para a pasta, que inclui a criação do Departamento Administrativo e Financeiro, além dos departamentos já existentes de Controle Urbano e de Uso e Ocupação do Solo.
O PLC também prevê a criação de 12 novos setores, como os de Fiscalização de Uso, de Obras, de Parcelamento Irregular e Clandestino do Solo, e de Habitação Multifamiliar. Outra novidade é a introdução do cargo de secretário adjunto na secretaria.
Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, a proposta vem na hora certa para a população. “Começar o ano com reestruturações fundamentais irá trazer inúmeros benefícios para a população de Campinas, assim, como, agilizar os serviços da secretaria”, comenta Lima Filho.