Entenda o cenário da retomada da atividade econômica em Campinas

A cidade de Campinas entrou na fase amarela de isolamento social preventiva ao novo coronavírus. Nesta fase, restaurantes, bares, comércio em geral e academias foram reabertos com limitações, mas promete reaquecimento na economia. Segundo o Diretor Adjunto do Departamento Jurídico da Habicamp, Dr. Lucio Niero, a reabertura, mesmo que parcial, trará benefícios à população em geral. “Porém, o resultado mais imediato é a ideia de que com o retorno dos seus negócios as empresas consigam se manter e, consequentemente, manter os postos de trabalho”, diz. Segundo ele, não se pode esquecer que o isolamento social imposto pela municipalidade e governo estadual foi um ato rigoroso e extremo que atingiu de forma assustadora pequenos e médios empreendimentos. “Com a volta das atividades empresariais será possível a retomada dos investimentos na Região Metropolitana de Campinas, de forma que o norte que nossa cidade sempre indicou aos municípios vizinhos será novamente reconhecido”, diz.

De acordo com o Vice-presidente do Setor de Comercialização da Habicamp, Douglas Vargas, os primeiros sinais positivos estão aparecendo aos poucos, seja na

Douglas Vargas
                                  Douglas Vargas

queda histórica dos juros, nas linhas de crédito mais vantajosas para o financiamento do setor imobiliário, na redução dos encargos do cheque especial.

“Um dado interessante e que colabora esse cenário de começo da recuperação é que o Banco Central do Brasil cortou a Selic para 2% ao ano e o Ibovespa fechou com alta de 0,65% nesta segunda-feira. Para os próximos dias, podemos esperar mais rotação entre os setores, ou seja, o investidor migra seu dinheiro de um setor para outro. Esse movimento deve ser impulsionado pela taxa de juros em seu piso histórico e pelas divulgações dos balanços do segundo trimestre das companhias listadas na bolsa”, explica Vargas.

Superação

Segundo o Vice-presidente do Setor de Comercialização da Habicamp, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que o pior da crise causada pelo novo coronavírus foi superado, mas que a retomada do crescimento já está em processo. “Ainda não é algo robusto, mas palpável e que dá esperança, impulsionada principalmente pela recuperação de índices do varejo e indústria com a flexibilização das medidas de isolamento social e a retomada dos setores de comércio e serviços no país”, finaliza.

Nova realidade

De acordo com o Diretor Adjunto do Departamento Jurídico da Habicamp, Dr. Lucio Niero, a retomada dos postos trabalho será gradativa e constante. “Temos que ter em mente a dificuldade de se recompor as atividades de maneira plena, o futuro aguarda a normalização das atividades paulatinamente, mas exigindo vigor redobrado. Embora seja desejo majoritário, essa retomada não acredito seja imediata, pois até mesmo as novas formas de trabalho que experimentamos nestes dias de pandemia, vão ditar novas regras de relacionamento empregatício”, conta Niero.

One thought on “Entenda o cenário da retomada da atividade econômica em Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.