Campinas fica em 8º lugar no ranking de competitividade dos municípios em 2024
Destaques da cidade estão na inovação e dinamismo, saneamento, sustentabilidade fiscal e qualidade da saúde. Na região Sudeste, o município está em 4º lugar
Fonte: Secretaria de Comunicação Campinas
Foto: Carlos Bassan – Campinas é o 8º município do País em competitividade e o 4º da região Sudeste, segundo a 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) — em parceria com a Gove e a Seall. O estudo foi lançado nesta quarta-feira, 21 de agosto, e considerou municípios com mais de 80 mil habitantes; foram avaliadas 404 cidades que, juntas, correspondem a 60% da população brasileira. Os dados estão disponíveis no site.
Os maiores destaques de Campinas, segundo os dados divulgados, são Inovação e Dinamismo, Saneamento, Sustentabilidade Fiscal, Qualidade da Saúde, Capital Humano, Acesso à Saúde e Funcionamento da Máquina Pública.
A classificação dos municípios se deu a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares e três dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização, segundo os responsáveis pelo ranking, é fruto de “ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil”.
“Campinas está entre as 10 cidades mais competitivas do País, isso é muito positivo, porque demonstra a força da cidade em questões como saneamento, inovação e sustentabilidade fiscal. Quanto mais Campinas se destaca, mais investimentos e empregos atrai e todos ganham com isso”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, a cidade continua se destacando nos quesitos inovação e dinamismo e capital humano. “Campinas é a cidade da inovação. Comprovamos isso todos os dias e continuamos trabalhando para crescer ainda mais nesta área”, disse a gestora. “Temos o privilégio de sediar universidades e empresas reconhecidas nacional e mundialmente”, completou.
Pelo ranking nacional, as sete primeiras posições ficaram para Florianópolis, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Barueri, São Caetano e Curitiba.
O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, celebra a conquista. “Campinas é nacionalmente conhecida pelo seu desenvolvimento inovador. É promissor notar outras áreas em ascensão, como saneamento e sustentabilidade fiscal”, destaca.
O ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
Entre os objetivos do documento estão incentivar a competição positiva entre os municípios; permitir a obtenção do mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade e atuação para aquilo que é prioritário; valorizar casos de sucesso; ser uma ferramenta para cidadãos avaliarem os formuladores de políticas públicas; possibilitar uma comparação simples, direta e concisa entre localidades, de uma série de atributos institucionais, sociais e econômicos que são comumente de difícil mensuração e avaliação; ser uma ferramenta de fomento e apoio à qualificação do ambiente de negócios no município, bem como auxílio ao setor privado no direcionamento de investimentos.