Campinas

Campinas planeja novo polo sustentável e tecnológico com o PIDS

Zona de inovação em Barão Geraldo busca unir tecnologia, qualidade de vida e sustentabilidade em um ecossistema urbano planejado

Foto: Divulgação – Um novo conceito de urbanismo busca transformar o município de Campinas em um polo moderno e sustentável, com ênfase na integração de tecnologia, qualidade de vida e preservação ambiental. Esse é o principal objetivo do Projeto de Lei Complementar (PLC), que propõe mudanças na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS) para estabelecer diretrizes de zoneamento no Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), no distrito de Barão Geraldo. O plano visa fomentar um ecossistema inovador, onde construções e negócios sejam sustentáveis e resilientes às mudanças climáticas.

O projeto do PIDS, que tramita atualmente na Câmara Municipal de Campinas, teve sua primeira audiência pública em 26 de outubro. A área, também conhecida como Polo II Ciatec, abriga o Centro Nacional de Pesquisas, Energia e Materiais (CNPEM), entre outros laboratórios e empresas de alta tecnologia, e deverá receber também o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Idealizado pela Unicamp, o HIDS está projetado para ser um distrito inteligente, planejado para unir inovação, sustentabilidade e tecnologia.

Com uma área de aproximadamente 17 milhões de metros quadrados, que inclui o campus da PUC-Campinas e a Unicamp, além de 11,3 milhões de m² dedicados ao HIDS, a região do PIDS está entre as três zonas de desenvolvimento estratégico definidas pelo Plano Diretor de Campinas de 2018. Essa extensão de terra representa uma oportunidade única para criar um ambiente urbano misto, com áreas residenciais, comerciais e industriais convivendo em um único ecossistema sustentável.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

O conceito do PIDS é resultado de parcerias com universidades locais e estudos de referência em parques tecnológicos, tanto no Brasil quanto no exterior. “Esse projeto será um verdadeiro laboratório de urbanismo, onde as mais modernas soluções para construção e ocupação urbana poderão ser desenvolvidas e aplicadas”, afirma a secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat Lazinho. O PIDS deverá atrair centros de pesquisa, laboratórios científicos e empresas de alta tecnologia, promovendo uma ocupação urbana equilibrada e sustentável.

Marcelo Coluccini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, explica que o PLC 3/2024 do Executivo propõe mudanças no zoneamento para orientar o desenvolvimento planejado da área. O projeto define o perímetro do PIDS e estabelece objetivos urbanos, diretrizes ambientais e viárias, além de parâmetros específicos para o uso e ocupação do solo.

“O PIDS não só consolidará Campinas como uma referência em tecnologia e sustentabilidade, mas também ampliará as oportunidades de desenvolvimento econômico e habitacional na cidade”, comenta Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, reforçando a visão estratégica e de longo prazo para o crescimento da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.