Campinas

Campinas reforça protagonismo na revitalização urbana durante encontro nacional

Evento reúne especialistas e gestores para debater soluções integradas que transformem áreas centrais brasileiras com foco em habitação, mobilidade e patrimônio

Foto: Carlos Bassan – O segundo dia do II Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, sediado em Campinas, reuniu nesta terça-feira (20) representantes do poder público, especialistas, acadêmicos e profissionais do setor imobiliário para debater os caminhos possíveis para a requalificação dos centros urbanos no Brasil. A cidade foi escolhida como sede pela relevância de suas ações recentes voltadas à transformação urbana. O evento segue até quarta-feira, 21 de maio.

A secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat, e a secretária do Recentro de Recife, Ana Paula Vilaça, que também preside a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais (RBUAC), abriram a programação do dia. Na véspera, Campinas se tornou oficialmente a primeira cidade não capital a integrar a rede nacional, marcando um novo passo no compromisso com políticas públicas de revitalização.

Durante a abertura, Carolina Baracat destacou o papel da colaboração entre diferentes setores sociais como essencial para o futuro das cidades. Segundo ela, a construção de centros urbanos mais sustentáveis e inclusivos depende da articulação entre governo, entidades civis e especialistas. “É nosso dever propor soluções para o futuro do centro de Campinas”, afirmou.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Os paineis desta terça-feira abordaram temas estratégicos como habitação, mobilidade urbana, sustentabilidade, economia criativa e preservação do patrimônio histórico. As discussões evidenciaram o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano integrado e com a valorização das identidades locais.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, a importância do evento está na busca por soluções coletivas que conciliam desenvolvimento e preservação. “Revitalizar os centros urbanos é um desafio que exige cooperação, inovação e escuta ativa da sociedade. Campinas demonstra que é possível liderar esse processo com responsabilidade e visão de futuro.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.