Após 4 horas de sessão, vereadores de Campinas aprovam reajustes no IPTU e ITBI
Os projetos de lei de autoria do executivo de Campinas que reajustam o IPTU e ITBI foram aprovados em duas sessões extraordinárias, nesta quinta-feira (05/10), na Câmara de Vereadores.
O debate durou quatro horas no plenário, com a oposição questionando a rapidez como eles chegaram para a votação. A apresentação em coletiva de imprensa ocorreu na segunda-feira.
Ao todo foram três propostas, sendo a mais polêmica a que atualiza a Planta Genérica de Valores no cálculo do IPTU que vai causar o aumento do imposto em 200 mil imóveis da cidade, embora também contemple reduções e isenções.
A parlamentar Mariana Conti (PSOL) chegou a pedir a retirada da pauta, justificando que não houve tempo para conhecer o os projetos. Ela sugere que há interesses do governo em abafar a discussão.
A requisição para urgência na votação foi do líder de governo na Câmara, Marcos Bernadelli (PSDB) que apontou que o projeto da Planta Genérica teve um amplo debate com órgãos competentes.
O projeto foi protocolizado no dia 29 de outubro e tem 40 páginas. Questionamos Bernadelli se menos de uma semana seria suficiente para análise dos vereadores. Ele foi sucinto, dizendo que não houve interesse.
Além de Mariana Conti, foram contrários os projetos de reajustes no IPTU e ITBI, Pedro Tourinho (PT), Carlão do PT, Marcelo Silva (PSD) e Tenente Santini (PSD). (CBN Campinas)