economia

Atividade econômica tem alta de 1,36% em três meses

Índice registrou crescimento de 0,05% em setembro

foto: Agência Brasil – O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (14), dados atualizados do Índice de  Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). As informações trazidas pelo BC mostram que houve um crescimento de 0,05% na atividade econômica brasileira no mês de setembro, em comparação com agosto. Já, considerando os últimos três meses, houve uma alta de 1,36% no índice.

O IBC-Br reúne informações do nível de atividade dos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Esse índice é levado em conta pelo Banco Central para tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

No mês de setembro, o IBC-Br atingiu 144,01 pontos de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Com o resultado, o índice voltou a subir após um mês de queda: em agosto houve retração de 1,13%.

empregabilidade após graduação
Francisco de Oliveira Lima Filho

Nos meses anteriores, o IBC-Br vinha oscilando. Em abril e maio houve queda e em junho e julho alta.

Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, o índice é resultado do retorno das atividades pós-pandemia, que se intensificaram e movimentaram a economia. “O crescimento é fruto de uma série de ações do mercado, especialmente, com a retomada da economia após dois anos de pandemia. Com o cenário político atual, devemos aguardar os próximos meses para sentir como os índices irão se comportar”, reforça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.