BC reduz previsão de crescimento da economia para 2023
A previsão para o PIB caiu de 0,79% para 0,76%
foto: divulgação – Nesta segunda-feira (13), foi divulgado o boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente, pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos do país.
Com os dados divulgados nesta semana, a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano caiu de 0,79% para 0,76%.
Enquanto que a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, teve uma variação crescente, de 5,78% para 5,79% neste ano.
A previsão para 2023 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.
“O cenário tende a estabilizar e, provavelmente, teremos avanço do PIB em 2024, com controle da inflação”, explica o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.