Cadeia produtiva se une para a estruturação de um pacto setorial

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou nesta terça-feira (4/2) à cadeia produtiva do setor o projeto Construção 2030′, por ocasião do evento ‘Construção 2030 – Engajamento do setor no novo ciclo econômico’, realizado das 9h às 12h, em São Paulo. “Os diversos segmentos que envolvem a construção estão se organizando em torno de um trabalho de visão de futuro para discutir formas de melhorar a competitividade na construção civil e gerar mais empregos”, ressalta o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Lançado há dois anos, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o projeto foi baseado na metodologia de foresight – estudo de pensamento de futuro – e está dentre os pilares estratégicos da CBIC.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, e o presidente da CBIC, José Carlos Martins, no ‘Construção 2030’, em São Paulo (Foto: Nina Quintana)

Estiveram presentes ao evento mais de 70 participantes, dentre representantes de associações do setor e empresários.

‘A visão e as perspectivas do governo para a indústria da construção’ foram o tema da abertura feita pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

Na agenda de debate, foram discutidas as mudanças no ambiente de negócios e as necessidades de mudanças na cadeia da construção para um salto no desenvolvimento e na cultura de inovação nos próximos 10 anos.

Como encaminhamentos para a efetiva estruturação do Pacto Setorial foram planejados três próximos encontros: em março, na Revestir; outro em abril, durante a Feicon (Feira da Indústria da Construção), e outro na primeira semana de maio.

Os temas prioritários inicialmente elencados foram:

  • Capacitação
  • Tributação
  • Modelo de negócio
  • Informação/dados do setor

O alinhamento é que o pacto seja assinado na abertura do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorrerá de 13 a 15 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

A promoção do encontro ‘Construção 2030 – Engajamento do setor no novo ciclo econômico’ está contida no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Enic), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). (CBIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.