Campinasconstrução civil

Campinas amplia diálogo técnico com arquitetos e engenheiros

Com foco em transparência e agilidade, nova iniciativa da Secretaria de Urbanismo aposta em melhorar a qualidade dos projetos submetidos à aprovação

Foto: Divulgação – A Secretaria de Urbanismo de Campinas lançou um canal direto de comunicação com profissionais da área de licenciamento urbano. Batizado de “Fala que a Semurb Explica”, o projeto permite que arquitetos e engenheiros enviem dúvidas técnicas diretamente ao gabinete da pasta, que responde em vídeos curtos e didáticos publicados nas redes sociais da Prefeitura. O objetivo é esclarecer pontos sensíveis da legislação urbanística, padronizar interpretações e facilitar a atuação dos profissionais da área.

Além de ampliar o acesso à informação, a ação busca tornar o atendimento mais eficiente. De acordo com a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, as dúvidas enviadas por e-mail serão selecionadas e respondidas de forma acessível, beneficiando tanto o autor da pergunta quanto outros profissionais com questões semelhantes. “É uma forma de aproximar a secretaria do dia a dia técnico da categoria, promovendo mais agilidade e segurança jurídica”, afirmou.

Somado a isso, o atendimento técnico pelo sistema Aprova Fácil agora também acontece de forma virtual. Desde o início de julho, é possível agendar reuniões por chamada de vídeo via Microsoft Teams. Cada sessão tem duração de 30 minutos e permite o compartilhamento de tela, tornando mais ágil a resolução de dúvidas sobre projetos em análise. O modelo digital, que não substitui o atendimento presencial, representa mais uma alternativa para desburocratizar o processo de licenciamento urbano.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Na última semana de julho, a secretaria também realizou uma capacitação gratuita no Salão Vermelho do Paço Municipal, voltada a arquitetos e engenheiros. O treinamento abordou os erros mais frequentes nos projetos submetidos ao Aprova Fácil — atualmente, 72,5% deles são devolvidos para correção. A proposta é reduzir retrabalho e sobrecarga no sistema público, otimizando a rotina dos analistas e dos profissionais.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, a criação desses canais e iniciativas demonstra um avanço importante. “É fundamental que os profissionais tenham acesso claro às regras e às ferramentas de análise. A Habicamp valoriza toda ação que promova diálogo técnico e melhore o ambiente regulatório da construção civil em Campinas”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?