Campinas apresenta projetos de inovação ao governo do estado
PIDS e HIDS foram abordados para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo
Crédito: Fernanda Sunega – A Prefeitura de Campinas, junto da Universidade de Campinas (Unicamp) e mais de 20 instituições, públicas e privadas, do segmento de tecnologia e inovação, apresentou, na manhã desta quarta-feira, (3), os projetos do PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável) e do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) ao secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
O projeto do PIDS, consiste na implantação, numa área de 17 milhões de metros quadrados, de um ecossistema de inovação tecnológica, fortalecendo a vocação de Campinas em pesquisa, inovação e sustentabilidade, de várias formas, foi apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação
A área fica em Barão Geraldo, onde funcionava o Polo II Ciatec e abriga várias outras instituições de tecnologia e pesquisa. Para implementar o PIDS, é necessário fazer a mudança no zoneamento da área para que possa ser de uso misto, com residências, comércio e serviços; o que não é permitido pela lei atualmente.
“Campinas tem uma missão especial em tecnologia e inovação. Instituições de tecnologia estão instaladas muito próximas. Juntar todas num ambiente de inovação é o grande mote. Está muito promissor. Campinas terá o apoio do Estado para conseguir criar um centro, um distrito de inovação, conseguindo mais sinergia e otimizando essa infraestrutura já disponível. Tenho certeza de que em breve teremos resultados positivos”, disse o secretário estadual Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
A Unicamp apresentou sobre o HIDs, que vai funcionar dentro do PIDS. Durante a reunião, o reitor da universidade, Tom Zé, comentou: “Os agentes públicos, Prefeitura e Estado, é que podem catalisar essa colaboração das várias instituições de tecnologia”.
Durante o evento, também participaram os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; de Finanças, Aurílio Caiado, e representantes de instituições como PUC-Campinas, IAC (Instituto Agronômico de Campinas); Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto Biológico; Cnpem (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); Embrapa; Technopark, e vários outros.
“Desde sua origem, Campinas trabalha e impulsiona a tecnologia e a inovação. As novas ações e projetos são essenciais para seguir potencializando este cenário”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.