Campinas Decor encerra no próximo domingo
Expondo as principais tendências do setor — com muita tecnologia, inovação e criatividade —, a Campinas Decor 2019 entra na reta final e segue até este domingo tendo no casarão histórico, em pleno coração da cidade. Além da total recuperação do imóvel centenário do antigo Colégio Ateneu pertencente ao patrimônio público — legado que será deixado ao município —, os visitantes podem conferir o que há de mais moderno em artigos para decoração e construção, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação e tudo o que envolve esse universo.
São 43 ambientes internos e externos preparados por um time de profissionais de renome da cidade e região, somando 3.600 metros quadrados de área. Passeio completo para toda a família, incluindo boa gastronomia e bebidas oferecidas no restaurante, no café e no bar.
Foram investidos cerca de R$ 7 milhões para a montagem da edição, divididos entre organização, patrocinadores, expositores e fornecedores — desse total, cerca de R$ 2 milhões foram consumidos apenas nas obras de recuperação. Após a realização da mostra, graças à doação das benfeitorias, o casarão pertencente à prefeitura e tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) será utilizado para abrigar a Secretaria de Educação do município. Serão instalados no imóvel o gabinete da secretária, assessoria jurídica, diretorias e coordenadorias.
“O evento está imperdível, com ambientes criativos, muitos lançamentos e um cenário incrível, que merece ser visitado”, afirma a empresária Sueli
Cardoso, organizadora da Campinas Decor.
A instalação da exposição no imóvel conhecido por ter abrigado o extinto
Colégio Ateneu reforça a política da Campinas Decor de recuperação de bens do patrimônio público iniciada em 2003, quando o evento promoveu a reforma no Casarão do Lago do Café. De lá para cá, foram recuperados: Estação Guanabara, em 2008; prédios do Instituto Agronômico de Campinas, nas edições de 2009 e 2010; Estação Cultura, em 2011; Casa de Vidro, em 2016, e Fazenda Argentina (2018). O cunho beneficente da 24ª edição da Campinas Decor vai além da doação das benfeitorias realizadas no prédio pertencente à prefeitura.
A mostra reservou o espaço “Loja do Bem” para a comercialização de produtos confeccionados na Oficina do Grupo Primavera. Fora isso, a organização ainda irá destinar 3% da arrecadação da bilheteria do evento para a entidade, que atende hoje cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas, por meio de programas de educação complementar, cultural e profissional oferecidos no contraturno escolar. (Correio)