Campinas

Campinas terá novo parque tecnológico voltado à defesa e inovação

Prefeitura, Governo do Estado e Exército assinam o início dos estudos para instalação do Centro de Ciência e Tecnologia em área estratégica da cidade

Foto: Rogério Capela – Campinas se prepara para receber um novo parque tecnológico, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo e o Exército Brasileiro. O primeiro passo para a implantação foi dado na segunda-feira (11), com a assinatura de um memorando de entendimento que dará início aos estudos para o futuro Centro de Ciência e Tecnologia do Exército.

A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, com a presença do prefeito Dário Saadi, do governador Tarcísio de Freitas, do secretário estadual Vahan Agopyan e do general Achilles Furlan Neto, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

O novo centro será instalado em parte da área da Coudelaria do Exército, na divisa entre Campinas e Valinhos. A área destinada ao empreendimento tem aproximadamente 200 mil metros quadrados e será voltada para empresas ligadas a tecnologias de segurança, vigilância e defesa. Ainda na fase de concepção, existe a possibilidade de o parque também atrair negócios de outros setores estratégicos, ampliando seu impacto econômico e tecnológico.

Parque tecnológico

O projeto prevê um prazo de cinco anos para a realização de estudos técnicos, institucionais e jurídicos que definirão o modelo de participação de cada ente envolvido. Um núcleo integrado entre Estado, Prefeitura e Exército será responsável pela condução das análises, com o objetivo de intensificar as atividades de ciência e tecnologia na região. Para atrair empresas, será realizado um chamamento público, buscando fomentar um ecossistema inovador e competitivo.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Para o Exército Brasileiro, a implantação do parque tecnológico em Campinas é a concretização de um projeto pensado desde o final da década de 1970. “Campinas foi uma escolha natural pelo histórico de inovação e infraestrutura tecnológica da cidade. Com a ajuda do Governo do Estado e da Prefeitura, estamos confiantes de que esta iniciativa fortalecerá a soberania nacional em ciência e tecnologia”, destacou o general Achilles Furlan Neto.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, ressaltou o impacto positivo que a instalação trará ao município. “A chegada desse parque tecnológico representa um marco para Campinas, pois une desenvolvimento econômico, inovação e oportunidades para empresas e profissionais da região. É um passo estratégico que reforça o papel da cidade como referência nacional em tecnologia”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?