CCLA quer explorar potencial construtivo para nova sede
O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), entidade cultural de 116 anos que engloba o Museu Carlos Gomes, Museu Campos Salles, Pinacoteca e a Biblioteca César Bierrenbach, no Centro de Campinas, quer explorar o potencial construtivo do prédio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) para construir uma nova sede e abrigar o acervo.
Para explorar o potencial construtivo é preciso fazer um estudo e avaliar o quanto é possível “vender”. O mecanismo é uma forma de restauração e recuperação de bens tombados e que são negociados como títulos imobiliários. Com a aprovação do Condepacc, o proprietário do imóvel pode negociar proporcionalmente o potencial construtivo não aproveitado pelo imóvel em seu respectivo zoneamento urbano.
Com o dinheiro, a proposta é construir uma sede de R$ 10 milhões na Rua Eunice Virginia Ramos Navarro no bairro Alto Taquaral. No terreno, é possível ver um outdoor com o nome do CCLA e uma imagem de como seria a sede projetada. O presidente do Centro Cultural, Alcides Neto, afirmou que está em negociação com a empresa de advocacia que fez o projeto para o Jockey Club, o primeiro prédio a ter o certificado de potencial construtivo aprovado pela Secretaria de Cultura. (Portal A CidadeOn)