Habitação

Cohab cadastra famílias que deverão desocupar área destinada ao BRT, em Campinas

A Prefeitura de Campinas realizou o cadastro das famílias da ocupação Joana D´Arc, no Bairro Cidade Jardim. Eles terão que deixar o local, por causa das obras do BRT, com previsão de começar no fim de fevereiro. A solução encontrada pela Prefeitura foi a inclusão das famílias no Auxílio Moradia, que hoje tem o valor R$ 558 por mês, até a conclusão do processo. Uma medida que não tranquiliza totalmente a moradora da ocupação, Franciele Aparecida.

Jackson Nascimento conta que o clima é de incerteza no local. Os critérios para ter direito ao benefício são possuir renda familiar de até 3 salários mínimos, não possuir imóveis e não ter sido beneficiado habitacionalmente pelo Poder Público. A ocupação teve início em novembro de 2012, com cerca de 25 famílias. Hoje são 180 famílias que se acomodam de forma improvisada em barracos de Madeirit. Terezinha Martins ganha a vida cuidando de crianças na ocupação e também afirma não ter condições de pagar aluguel

O manobrista Johnny da Silva Cruz conta que ser o único da família empregado e por isso não sobra dinheiro para o aluguel. A área é de propriedade da Secretaria do Patrimônio da União e fica às margens da linha do antigo VLT. Os recursos que garantem os pagamentos do auxílio-moradia provêm do Orçamento Municipal ou do Fundo de Apoio à População de Sub-Habitação Urbana. (CBN Campinas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.