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Conselho decide hoje se Viracopos será devolvido

O programa de concessão de aeroportos do Brasil pode sofrer hoje, o mais duro golpe desde quando começou a sair do papel, a partir de 2011. Arrematado em leilão em 2012 por R$ 3,8 bilhões e, com a pretensão de se tornar o maior da América Latina – o Aeroporto de Viracopos poderá ser primeiro concessionário do setor a devolver a concessão ao governo. O Conselho de Administração da Aeroportos Brasil S.A – consórcio que administra Viracopos – vai decidir hoje, em assembleia extraordinária em Campinas, se devolve a operação do aeroporto para a União.

Mergulhado numa dívida que atinge R$ 470 milhões, Viracopos sofre com alta frustração no número de passageiros e no volume de carga transportada. O estudo de demanda divulgado pelo governo previa que Viracopos teria 17,9 milhões de passageiros em 2016; no entanto, o movimento registrado foi de 9,3 milhões. Já no Terminal de Carga, o projetado pelo governo eram 409 mil toneladas/ ano, mas o ano passado registrou 166 mil toneladas/ ano. O Terminal de Cargas responde por quase 60% da receita do aeroporto. Dos três aeroportos concessionados em 2012 – Brasília e Cumbica – Viracopos é o que está em pior situação, que foi agravada por diversos fatores. Com baixo volume de receita, a concessionária registra problemas para pagamento da outorga desde quando assumiu e tem até o dia 1ª de agosto para pagar R$ 173 milhões referentes à licença do ano passado.

O consórcio Aeroportos Brasil conta com quatro sócios. A Infraero tem 49% do negócio e o restante está dividido entre três empresas privadas – UTC, Triunfo e Egis. O problema é que as duas primeiras estão enfrentando graves problemas financeiros. A UTC está citada na Operação Lava Jato e pediu recuperação judicial este mês. A Triunfo também pediu recuperação extrajudicial – pela qual poderá fazer as negociações da dívida diretamente com os credores.

O contrato assinado com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em junho de 2012 prevê cinco ciclos de investimentos em 30 anos de concessão. No primeiro, foi construído um novo terminal de passageiros com capacidade para até 25 milhões de passageiros/ano, com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, um edifício-garagem, três pátios de aeronaves, além de pistas de taxiamento e uma nova via de acesso ao aeroporto. O consórcio diz que Viracopos foi eleito o 2º melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2017. (Metro)

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