Construção civil deve crescer 4,5% em 2023
Pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção projeta alta de 3% no setor até o fim do ano
De acordo com pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil registrou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022. Os dados mostraram que, pelo segundo ano consecutivo, o crescimento do setor está acima da economia nacional.
A quantidade de novas obras e projetos registraram um crescimento de 3% no primeiro semestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2021. Neste mesmo tempo, foram criados 155.507 mil vagas, um incremento de 6,74%. O mês de julho deste ano gerou 32 mil novos empregos na construção civil.
Os resultados de geração de emprego do setor nos primeiros semestres de 2021 e 2022 são os melhores para o período desde 2012. A construção de edifícios foi responsável por 49,78% dos novos empregos no setor.
Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, essa análise permitiu entender o mercado atual. “Durante a pandemia houve um crescimento no número de reformas residenciais e, isso ajudou o comércio da construção. Mas, a falta de materiais de construção e o aumento de preços fizeram com que o setor demorasse mais para crescer”, analisa.