Artigo: “Ambiência”

Neste artigo, Welton Nahas Curi, vice-presidente da Construção Civil da Habicamp, fala sobre “ambiência”. Leia mais abaixo!

Ambiência
Welton Nahas Curi

A sociedade atual e a velocidade das informações têm sido permanentemente inovadas com novos termos e novas iniciativas na busca de melhoria da qualidade de vida. Palavras como sustentabilidade, inclusão social, resiliência, coaching, pró-atividade e etc., têm surgido nos últimos anos, trazendo transformação e consciência social, na busca de melhorar a vida e a produção de cada um de nós.

Recentemente, em primeira instância nos ambientes hospitalares e laborais, surge a visão da “Ambiência”, termo usado para definir “o meio físico, as relações sociais, morais e interpessoais que compõem um espaço arquitetônico organizado e animado, preparado esteticamente e psicologicamente com salubridade de forma acolhedora e resolutiva para desempenho das atividades humanas.” Sumariamente poderia dizer que é um ambiente agradável de viver e trabalhar. Com este entendimento e definição entendemos que a “Ambiência” deve estar presente em toda atividade arquitetônica, desde a moradia pessoal até o planejamento urbano das cidades.

A Ambiência valoriza os cinco sentidos do ser humano, pois interage com cor, luz, textura, sons, cheiros e a inclusão das artes na plenitude de suas qualificações e como modificadores do ambiente; de forma harmônica e equilibrada, são estimuladores de espaços saudáveis, funcionais, seguros e flexíveis.

Toda inovação é provocativa e exige esforço e dedicação, mas também é estimulante e desafiadora, somos a Geração da Transformação.

A casa é feita de cimento e tijolos e o lar é feito de princípios e valores”.

A Ambiência mexe com a alma e une essas duas características. Como exemplo veja o uso da palavra na frase abaixo:

O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício
                                                                                                                    (Martin Luther King)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.