construção civil

Construção civil vai demandar 1,4 milhão de profissionais até 2027

Projeção inclui a criação de 2,2 milhões de novas vagas e a necessidade de requalificação de profissionais já atuantes

Foto: Freepik – gerada com AI – Entre 2025 e 2027, a indústria brasileira precisará qualificar cerca de 14 milhões de trabalhadores, segundo o Mapa do Trabalho Industrial da CNI. Desse total, 1,4 milhão se refere ao setor de construção civil, que aparece como a segunda área com maior demanda por formação no país.

A projeção inclui a criação de 2,2 milhões de novas vagas e a necessidade de requalificação de 11,8 milhões de profissionais já atuantes. A expansão do setor, que cresceu 4,3% no PIB em 2024 e deve avançar 2,5% em 2025, acentua o desafio de encontrar mão de obra qualificada.

Mesmo em funções tradicionalmente aprendidas na prática, como pedreiro, aplicador de revestimento e carpinteiro, a qualificação formal está cada vez mais valorizada. Cursos técnicos e de capacitação aumentam a segurança, atualizam processos e elevam a qualidade do trabalho, o que amplia as oportunidades e melhora os salários no setor.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

“Do ponto de vista habitacional, vemos um aumento significativo nas demandas por obras e projetos. Essa expansão só será sustentável se tivermos profissionais preparados e atualizados. É um desafio e uma oportunidade para quem atua na construção civil”, afirma Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.

O aquecimento do mercado — especialmente em obras e infraestrutura — torna urgente investir em formação para atender à demanda crescente. Para empresas, ter equipes capacitadas representa maior produtividade e segurança. Para os trabalhadores, é um caminho para melhores oportunidades e estabilidade profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?