créditoeconomia

Copom mantém Taxa Selic em 10,50% ao ano

Decisão era esperada pelo mercado, que prevê estabilidade da taxa básica de juros até o final de 2024

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou hoje a decisão unânime de manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. Todos os diretores do Copom e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, votaram pela manutenção da taxa, contrariando a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recentemente intensificou suas críticas ao Banco Central e defendeu uma redução nos juros.

A decisão marca o fim de um ciclo de cortes na taxa básica de juros que havia começado em agosto de 2023. Durante esse período, a Selic foi reduzida sete vezes consecutivas, saindo de 13,75% ao ano no início do ciclo para os atuais 10,50%.

De acordo com o Copom, a manutenção da taxa Selic se deve a pressões inflacionárias tanto domésticas quanto internacionais. “O comitê avalia que as conjunturas doméstica e internacional seguem mais incertas, exigindo maior cautela na condução da política monetária”, afirmou o comitê em comunicado.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, comentou sobre a decisão: “Manter a Selic em 10,50% reflete a necessidade de prudência diante das incertezas econômicas atuais, evitando movimentos que possam desestabilizar ainda mais a inflação.”

Com a decisão de hoje, a Selic permanece no menor nível desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,25% ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.