Crescimento da construção civil impulsiona empregos na região de Campinas
Mais de 1,8 mil empregos foram criados no setor no primeiro semestre de 2024
FOTO: Fernando Frazão / Agência Brasil – A construção civil na região de Campinas tem se destacado com números expressivos, de acordo com uma pesquisa recente do IPC Maps. Atualmente, são mais de 48 mil empresas do setor atuando na área, o que tem gerado um impacto positivo no saldo de empregos na região.
No primeiro semestre de 2024, o setor registrou mais de 25 mil trabalhadores com carteira assinada apenas em Campinas, o que representa a criação de 1.881 novos postos de trabalho em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento tem sido impulsionado por uma combinação de fatores econômicos favoráveis, segundo a economista Elaine Navarro.
Entre janeiro e junho deste ano, foram gerados mais de 9 mil empregos na construção civil na região de Campinas. Um exemplo é Raimundo Dantas, pedreiro há mais de 20 anos, que recentemente começou a trabalhar na construção de um condomínio em Sumaré, após finalizar um outro projeto.
Apesar do momento positivo, Elaine Navarro alerta para a possibilidade de instabilidade no segundo semestre, o que pode impactar o ritmo de crescimento do setor na região. Mesmo assim, a construção civil atualmente responde por 20% dos empregos na área.
“O avanço da construção civil não apenas gera empregos, mas também fortalece o desenvolvimento econômico de Campinas e região. É crucial mantermos um ambiente favorável para que esse setor continue crescendo de forma sustentável”, analisa Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.