Efeitos da Covid-19 nas vendas e lançamentos
2ª Pesquisa realizada indica que empresas focadas em habitação popular esperam um impacto menor do que empresas de médio e alto padrão
A ABRAINC realizou entre os dias 20 e 27 de abril a 2° Pesquisa junto a suas associadas para identificar os efeitos da Covid-19 no volume de vendas e nas expectativas para 2020. Foram coletadas 33 respostas. A amostra representa grande parte das maiores empresas do setor.
Abaixo a compilação dos dados:
CONCLUSÕES
Os efeitos do Coronavírus (COVID-19) não foram uniformes no setor da incorporação:
VENDAS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA:
No segmento MCMV, 60% das empresas tiveram uma redução inferior a 40% nas vendas
Já no segmento MAP, 85% tiveram redução superior a 40%
PREVISÃO DE VENDAS PARA 2020:
MCMV (90%) e MAP (77%) preveem redução de até 40% nas vendas para 2020
PREVISÃO LANÇAMENTOS PARA 2020:
No segmento MCMV, 75% preveem redução de até 20%
No segmento MAP, 54% preveem redução de até 40%
Seguiremos com a pesquisa nas próximas semanas para monitorar o desempenho e expectativas do setor da habitação. Setor responsável por:
Movimentar outros 62 setores da economia;
Impulsionar a economia como um todo (PIB da Construção Civil em 2019 foi de 1,6%, contra 1,1% do PIB Brasil);
Gerar 11% do total de empregos formais do país (2019);
Empregar 2,5 milhões de pessoas, sendo 83% com até 2 salários mínimos; e
Construir mais de 500 mil moradias por ano, contribuindo assim para reduzir o déficit habitacional atual de 7,8 milhões de moradias (FGV).