CampinasHabitação

Empreendimentos sociais impulsionam redução do déficit habitacional em Campinas

Secretaria de Urbanismo e Cohab apresentam 13.566 unidades de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social com alvará de execução

Arquivo / PMC – A emissão de alvarás de execução para empreendimentos de interesse social surge como uma medida crucial na trajetória para mitigar o déficit habitacional em Campinas. Ao todo, são previstos 13.566 futuros imóveis, dos quais 6.546 são unidades de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), além de 5.930 lotes. O número atual de 18.182 inscritos no Cadastro de Interessados em Moradias (CIM) da Cohab Campinas já representa uma redução significativa em relação aos 42.173 registrados em 2021.

Esses dados abrangem propriedades com alvarás de execução expedidos pela Cohab Campinas (3.415 unidades e 545 lotes), bem como pelas Secretarias de Urbanismo (3.108 unidades de EHIS) e Planejamento e Desenvolvimento Urbano (6.475 lotes). Além da aprovação de novos EHIS, iniciativas como o programa de regularização fundiária urbana e parcerias comerciais para utilização do cadastro têm contribuído para reduzir a espera por habitação.

No último dia 26 de abril, o anúncio de que Campinas receberá 752 novas unidades habitacionais e cartas de crédito através de investimentos do governo estadual adicionou um impulso significativo aos esforços habitacionais da cidade. Essa alocação inclui 602 Cartas de Crédito Imobiliário (CCI) e 150 unidades construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A formalização de parcerias com empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida garante atendimento prioritário e exclusivo aos cadastrados na Cohab Campinas, que, além dos subsídios do Governo Federal e Estadual (Casa Paulista), também contam com o incentivo da Prefeitura, que isenta o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), destacando-se como uma medida significativa neste contexto habitacional.

Francisco de Oliveira Lima Filho
“O projeto é uma ferramenta potente para a economia da cidade, com possibilidade de ampliar os negócios e valorizar o comércio de rua. Mais uma iniciativa da Prefeitura de Campinas em prol de melhorias para a cidade”, parabeniza o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

“A implementação da Lei 312/21 foi um catalisador para a aprovação das unidades habitacionais de interesse social na cidade”, explica Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.